compartilhar

< Voltar

O impacto da desnutrição clínica para o paciente do SUS

Você já ouviu falar em Desnutrição Clínica? Quais as consequências para os pacientes e para a vida de cada um de nós?

Estudos indicam que 37,25% dos pacientes internados na rede hospitalar (SUS e Saúde Suplementar) no Brasil apresentam quadro de desnutrição, doença grave que impacta a recuperação e sobrecarrega os custos do sistema de saúde. Pacientes internados desnutridos podem ter complicações, precisam ficar mais tempo internados e correm maior risco de morrer. Têm, também, dificuldade de cicatrização, correm mais riscos de infecções hospitalares, em comparação aos pacientes que estão bem nutridos. Durante uma pandemia como a que vivemos, reduzir o tempo de internação em até 2,5% de dias é muito importante, pois libera leitos em hospitais públicos, operados pelo SUS.

Identificar rapidamente a falta de nutrientes em pacientes hospitalares, independentemente da idade ou condição, é essencial para permitir o tratamento adequado. Diagnosticar e tratar a desnutrição do paciente internado é um desafio, para que uma terapia nutricional seja iniciada o mais rápido possível e proporcione um tratamento eficaz.

Quais as vantagens da inclusão da Terapia Nutricional Oral (TNO)?

  • Qualidade do Cuidado – Melhor qualidade e menor necessidade de procedimentos invasivos, melhor resposta ao tratamento medicamentoso e redução de óbitos.
  • Eficácia orçamentária – Redução do custo de internações; redução de reinternações e aumento de rotatividade de leitos com foco em desospitalização.
  • Direitos Humanos – Pilar do acesso à saúde integral e cuidado holístico que garante melhor recuperação do paciente do ponto de vista do tratamento.
  • Tratamento de Covid-19 – Maior chance de recuperação e melhor resposta ao tratamento do Covid-19. Menor tempo de exposição.

A Terapia Nutricional Oral (TNO) não está incluída na portaria 120, de abril de 2009, que prevê o reembolso pelo SUS aos hospitais para terapia nutricional enteral ou parenteral (via intravenosa) para pacientes internados e que estão desnutridos.

A BRASPEN/SBNPE (Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral), deu o primeiro passo para que a Terapia Nutricional Oral (TNO) seja incorporada ao SUS e encaminhou para a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) uma solicitação de ampliação do reembolso da terapia nutricional, com a inclusão da suplementação oral, para o tratamento de pacientes internados clínicos que estejam desnutridos ou em risco de desnutrição, em todos os hospitais do SUS do território nacional.  

Após a avaliação inicial, a Conitec abre o pedido para Consulta Pública por apenas 20 dias. Uma vez aberta, qualquer pessoa pode preencher, com opiniões e críticas a respeito do tema, para ampliar a discussão sobre o assunto e apoiar as decisões sobre a formulação e definição de políticas públicas. Quanto maior o número de contribuições para a consulta pública, maior o peso de importância para a causa.

Nós do Instituto Lado a Lado pela Vida trabalhamos para fortalecer o SUS, para que a qualidade do atendimento seja melhor e mais eficiente. Juntos, podemos fazer com que a Terapia Nutricional oral possa ser implementada para pacientes que possuam prescrição.

Acesse o site da campanha, informe-se e saiba como ajudar:  https://bit.ly/3pdEN6R 

Ler mais sobre esse tema:

Nossa Agenda

28 Jul

Câncer e Cardio

Fórum Brasil: Câncer e Doenças Cardiovasculares

Local: online

Horário: 28/07 das 13h00 às 17h30 e 29/07 das 13h00 às 20h00

5 Ago

Campanha Novembro Azul

LIVE DIA DOS PAIS: O desafio de cuidar da próxima geração de homens. Vamos falar sobre isso?

Local: Online

Horário: das 19h30 às 21h00

26 Ago

Fórum Cuidadores no Brasil - Lançamento da Pesquisa Cuidadores

Local: Online

Horário: das 14h00 às 17h00

31 Ago

Campanha Respire Agosto

WEBINAR: Dia Nacional de Combate ao Fumo

Local: Online

Horário: das 15h00 às 17h00

23 Set

Campanha Respire Agosto

LIVE Dia Mundial do Pulmão: Mitos e Verdades sobre CA de Pulmão

Local: Online

Horário: das 19h30 às 21h00

29 Set

Campanha Siga seu Coração

WEBINAR Dia Mundial do Coração

Local: Online

Horário: das 17h00 às 21h00

6 Out

Global Forum Fronteiras da Saúde

Local: Online

Horário: das 14h00 às 20h00

21 Out

Campanha Mulher por Inteiro

WEBINAR: Tumores Femininos Day

Local: Online

Horário: das 15h00 às 17h00

17 Nov

Campanha Novembro Azul

WEBINAR: Especial Saúde do Homem

Local: Online

Horário: das 19h00 às 21h30

8 Dez

Campanha Mulher por Inteiro

WEBINAR: Câncer de Endométrio – o que as mulheres precisam saber

Local: Online

Horário: das 15h00 às 17h00

9 Dez

Conexão Paciente, Família e Cuidador

Local: Online

Horário: das 09h00 às 18h00