Políticas Públicas

Políticas Públicas

O Instituto Lado a Lado atua estrategicamente em projetos pela defesa de causas sociais, e pelo apoio na elaboração de ações de políticas públicas em prol da saúde. Essas políticas públicas são o conjunto de ações e planos que os governos usam para a solução de problemas que precisam ser resolvidos para garantir o bem-estar da sociedade. A construção de uma sociedade e um país mais justo, sustentáveis e democráticos demanda uma sociedade civil capaz de implementar estratégias efetivas de incidência nas políticas públicas.

O que são Políticas Públicas?

Políticas Públicas são conjuntos de ações, programas, e decisões dos governantes nas esferas nacionais, estaduais ou municipais. Ou seja: políticas públicas estão diretamente associadas às questões políticas e governamentais que mediam a relação entre Estado e sociedade. Podem ter a participação, direta ou indireta de entes públicos ou privados que tem como objetivo assegurar determinado direito para vários grupos da sociedade ou para determinado segmento social, cultural, étnico ou econômico. Fazendo jus aos direitos assegurados na Constituição.

No caso da saúde, essas políticas podem visar tratamentos mais acessíveis, campanhas de prevenção para reduzir a estatísticas de doenças que atingem os brasileiros, um programa de saúde da Prefeitura que esteja beneficiando seu bairro, ampliação de imunizantes disponíveis no Sistema Único de Saúde, são alguns exemplos de políticas públicas. A lista é longa! As políticas públicas afetam a todos os cidadãos, de todas as escolaridades, independente de sexo, raça, religião ou nível social.

Nossa atuação em lutar para conscientizar e mobilizar a sociedade, os formadores de opinião e o Poder Público, é conhecida mais formalmente pelo termo “advocacy”. Nós temos o intuito de sensibilizar e influenciar governantes para que promovam políticas públicas transformadoras, almejando uma democracia mais justa. ⠀ Influenciar políticas públicas não é algo simples que pode ser atingido de forma casual, sem uma estratégia bem definida e um processo de aprendizado contínuo. A existência de uma estratégia é fundamental para que as ações tenham o maior impacto possível, além de permitir processos de monitoramento e avaliação. Por isso, o LAL criou o movimento LAL Social. O papel do movimento é nortear a população para entenda que a saúde é um direito de todos, um direito constitucional, e que pode e deve ser reivindicado.

Somos hoje um canal de informação à população e em especial, à pacientes, sobre a saúde, seus diretos e seus deveres também. Orientamos o cidadão, o preparamos para uma participação mais efetiva e discutimos pontos de atenção e demandas na área da saúde. Também divulgamos as Consultas Públicas da área da saúde em andamento que a população pode participar. Resumindo, o LAL Social te ajuda a saber sobre os seus direitos relacionados a saúde e quais caminhos seguir para conquistá-los.

  • 06/12/2021 Advocacy

    Todos unidos pela derrubada ao veto p...

  • 14/10/2021 Eventos

    Global Forum – dia 2: mais um d...

  • 14/10/2021 Eventos

    Abertura da 3ª edição do Global Forum...

  • 06/08/2021 Advocacy

    Marco legal para pesquisa em seres hu...

Mais matérias

Nossa Agenda

03 a 26 Nov

Saúde do Homem

Exposição 10 anos Novembro Azul no Senado Federal

Local: Senado Federal / Redes Sociais LAL

Horário: A Confirmar