compartilhar

< Voltar

Quando trabalhamos lado a lado os pacientes são beneficiados

SUS incorpora Dapagliflozina para pacientes com Insuficiência Cardíaca

É isso mesmo! Agora os pacientes com Insuficiência Cardíaca poderão ter mais uma opção de tratamento: A Dapagliflozina. A Conitec recomendou inicialmente a não incorporação no SUS da dapagliflozina. Como protocolo, foi lançada a Consulta Pública da Conitec nº 13/2022 para obter informações, opiniões e críticas da sociedade a respeito dessa tecnologia.

Foram centenas de contribuições da sociedade através dessa consulta e sim, CONSEGUIMOS!!! No dia 8 de junho em sua 109ª reunião ordinária, a Conitec decidiu que o paciente com insuficiência cardíaca terá mais esse acesso ao seu tratamento, reduzindo significativamente a mortalidade e a piora da doença. Essa vitória é de toda a sociedade!!

As doenças cardiovasculares são a primeira causa de mortes no mundo e no Brasil. Trata-se de doenças que avançam devagar, são de longa duração e devem ser controladas por toda a vida. Assim como o Infarto e o AVC, a Insuficiência Cardíaca é uma das principais causas de morte de brasileiros.

O Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) trabalha a causa das doenças cardiovasculares desde 2014, quando criou a Campanha Siga seu Coração para chamar a atenção para a importância da prevenção dos fatores de risco que podem levar às doenças crônicas, como o colesterol alto, a hipertensão, o estresse, a obesidade, sedentarismo, tabagismo e o diabetes.

Além da prevenção, o Instituto LAL também trabalha para chamar a atenção para os pacientes de alto risco cardiovascular e a necessidade de políticas públicas voltadas para eles, assim como para a adesão ao tratamento para todos com diagnóstico de doenças do coração.

A participação social é a chave para a transformação e mudança do cenário da saúde em que vivemos.
Essa é uma conquista de todos nós! Lado a Lado somos mais fortes.

Ler mais sobre esse tema: