compartilhar

< Voltar

São Paulo tem programa para tratar pacientes com sequelas da Covid-19

Mesmo após vencer a Covid-19, muitos pacientes sofrem com a persistência de alguns sintomas, como falta de ar, cansaço, perda de olfato e paladar, dores no peito e até queda de cabelo.

Foi pensando nestes pacientes que a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SP) criou um programa de acompanhamento pós-Covid. Até o início de junho, 16 mil pessoas já haviam sido atendidas.

Como receber o acompanhamento

Pacientes que tiveram Covid-19 e apresentem qualquer um destes sintomas podem procurar uma UBS (Unidades Básicas de Saúde) da capital paulista para solicitar o acompanhamento. Ao todo, são 468 unidades espalhadas pela cidade.

Os pacientes cadastrados passam por uma avaliação médica, por teleconsulta, ou seja, remotamente, antes de dar início ao acompanhamento. A partir de então, eles são divididos em grupos.

Os que têm sequelas mais graves são atendidos nos CERs (Centros Especializados em Reabilitação), CAPS (Centro de Apoio Psicossocial) e ambulatórios de especialidades médicas. Entre estes casos, quando o paciente encontra-se acamado, há possibilidade de atendimento em domicílio.

As pessoas que enfrentam casos mais leves do pós-Covid, por fim, são acompanhadas pela UBS mais próxima à sua residência.

Ler mais sobre esse tema:

Nossa Agenda

03 a 26 Nov

Saúde do Homem

Exposição 10 anos Novembro Azul no Senado Federal

Local: Senado Federal / Redes Sociais LAL

Horário: A Confirmar