compartilhar

< Voltar

Vacina contra HPV liberada para nova faixa etária

Boa notícia! O Ministério da Saúde ampliou neste mês de julho a faixa etária para a vacina contra HPV dos homens imunossuprimidos entre 9 e 45 anos de idade. Esse é mais um avanço para a Saúde do Homem e para a prevenção do câncer por HPV, duas das grandes causas do Instituto Lado a Lado pela Vida.

Em seguida, entenda mais sobre essa conquista.

O que significa “imunossuprimidos”?

O nosso sistema imunológico é responsável por proteger nossos corpos de vírus, bactérias e outros agentes estranhos. No entanto, para algumas pessoas essa proteção pode não funcionar perfeitamente. Em alguns casos, há indivíduos que nascem com falha neste sistema – essas são as chamadas imunodeficiências primárias.

Existem também as imunodeficiências secundárias, como por exemplo os pacientes com HIV, pessoas em tratamento de câncer ou quem passou por um transplante e necessita de imunossupressores. Os casos podem ser leves, moderados ou graves.

Como vai funcionar a vacina contra HPV para imunossuprimidos?

O aumento da faixa etária também para a população masculina imunossuprimida foi acatada pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações) e pelo Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis e passa a ser normatizada para todos os estados brasileiros, a partir de julho de 2022.

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendou a extensão da cobertura com a vacina HPV quadrivalente para o sexo masculino até 45 anos, principalmente para os que fazem parte dos grupos de maior risco: os que vivem com HIV/Aids; estão em tratamento oncológico; transplantados de células-tronco hematopoiética (TCTH) ou de órgãos sólidos (TOS) e, ainda, para quem faz sexo com outros homens (HSH). A indicação nesses casos é sempre de três doses.

Quem mais faz parte da cobertura vacinal do HPV?

A vacina quadrivalente já estava disponível no SUS (Sistema Único de Saúde) contra os tipos de HPV 6, 11, 16, 18 para meninas de 9 a 14 anos e para os meninos de 11 a 14 anos. As mulheres imunossuprimidas de 9 a 45 anos também já faziam parte desta cobertura vacinal. Além disso, os homens imunossuprimidos de 9 a 26 anos também estavam incluídos, com a faixa etária sendo ampliada.

O HPV é um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres, provocando verrugas anogenitais (região genital e no ânus) e câncer. A doença sexualmente transmissível causa diversos tipos de cânceres, entre eles, o de colo de útero, de vulva, vagina, ânus, orofaringe e de pênis.

Ler mais sobre esse tema: